Já parou pra pensar que aquela conta que você segue nas redes sociais pode ser uma FRAUDE?
Um em cada quatro influenciadores que seguimos é FAKE.
Isso
mesmo, muitos de nós nos deparamos com aquele influenciado que tem
milhões de seguidores e engajamento falso. Fuja daqueles que recebem
comentários só com emoji ou até mesmo com respostas curtas de uma só palavra.
Nos últimos
anos, as marcas começaram a investir mais no uso de influenciadores para
comercializar seus produtos. Por uma fração do custo da publicidade
tradicional, eles podem atingir públicos mais novos, maiores, com mais rapidez
e eficácia.
No entanto,
desde a comercialização influenciador é o novo QUE
COISA,
Os
verdadeiros influenciadores estão ativamente envolvidos com seus seguidores e
sua comunidade, que os permitem crescer por meio de métodos honestos.
Eles se
envolvem em comentários e discussões sobre os produtos que endossam e têm um
interesse pessoal real neles.
Se você
planeja aproveitar o poder do marketing de influenciador para sua marca - o que, a
propósito, você definitivamente deve pelo menos considerar - é aqui que você
pode identificar os falsos influenciadores e evitar o desperdício de tempo,
dinheiro, recursos e esforço.
7 sinais a serem observados
1. Um aumento repentino e dramático de seguidores
Um aumento
repentino de seguidores, que parece ser mais uma ocorrência aleatória, pode
significar que o influenciador realmente pagou por uma técnica comum (e terrível) de contas falsas nas redes sociais .
Sim, as
contas do Instagram podem ganhar rapidamente muitos novos
seguidores. Mas se isso acontecer, certifique-se de que isso aconteça
regularmente ao longo do tempo. 5.000 novos seguidores durante a noite, seguido
por vários dias sem novo crescimento é um sinal de influenciadores falsos.
2. Novas contas com muitos seguidores
Construir um
grande número de seguidores não é rápido nem fácil.
Tornar-se um
influenciador é um desafio - mais difícil do que a maioria de nós pensa. Impressionar
os seguidores e aumentá-los organicamente leva tempo.
Portanto, se
você achar que uma conta é nova, mas já tem muitos seguidores, tome cuidado.
Celebridades
conhecidas que já são famosas são uma exceção. Caso contrário, porém, não é
regra ganhar milhares de seguidores em um curto período de tempo.
Se uma nova
conta com muito poucos posts já tem muitos seguidores, há uma boa chance de que
eles os compraram. Os falsos influenciadores costumam ter tanta pressa em se
estabelecer e formar parcerias que farão tudo o que puderem para agilizar o
processo. Marcas, cuidado.
3. Seguidores falsos
Você já
checou a lista de seguidores de alguém que costuma ter um grande número de
seguidores e descobriu que essas páginas parecem ... esquisitas?
Talvez as
fotos do perfil pareçam estranhas ou a biografia seja um monte de rabiscos.
Se você
clicar em cada perfil, nada poderá ser postado.
Estas são
contas falsas! Essa é outra indicação de que o influenciador comprou
seguidores. Quando você compra seguidores, não consegue seguidores reais. Você
obtém contas falsas criadas com o único propósito de existir para as pessoas
que desejam comprá-las.
Como um
exemplo de como deve ser, vá para a lista de
seguidores de um influenciador com uma base de fãs real. Clique nessas contas. Você
vê pessoas reais - não perfis artificiais sem atividade.
4. Um grande número de seguidores com atividade desproporcional
Um
influenciador com uma grande base de fãs deve ter o nível apropriado de
comprometimento. Se você vir alguém com dezenas de milhares de seguidores, mas
suas postagens receberem poucos curtidas e / ou comentários, isso é um sinal de
alerta.
O
engajamento é muito importante quando se trata de
marketing de influenciador. É para isso que você realmente paga. Sim, é bom trabalhar
com pessoas que têm um público muito grande. No entanto, o número de seguidores
é em grande parte um número vaidade. Isso não corresponde automaticamente a
conversões. Engajamento é o que as conversões
significam.
5. Engajamento de baixa qualidade
A taxa de
engajamento é um fator importante na eficácia e autenticidade de um
influenciador, mas isso não é tudo que deve ser considerado. Eles precisam ser
ainda mais ativos na análise de seu envolvimento com os fãs.
Uma coisa
que você pode fazer é scanear os comentários das postagens e ver o que as
pessoas estão dizendo.
Normalmente
os falsos influenciadores têm muitos comentários que são apenas emojis, ou
comentários gerais que não dizem muito ou nem mesmo estão relacionados ao post.
Procure
comentários como “ótima foto”, “foto incrível” e “linda”. Estes são bots ou
seguidores falsos.
6. Sem presença em qualquer lugar nas redes sociais
Embora seja
verdade que, ao atrair fãs, os influenciadores normalmente escolhem uma
plataforma de mídia social para se concentrar - geralmente o Instagram - mas
esses fãs vão para outro lugar.
Isso é um
sinal de que as pessoas realmente a valorizam e estão pedindo conselhos,
informações e inspiração.
Portanto, se
você pesquisar o nome de um influenciador no Google e descobrir que ele não
existe fora dessa plataforma de mídia social, você deve prestar atenção. Isso pode ser uma indicação de que
eles construíram artificialmente uma presença em uma plataforma, em vez de se
posicionarem como líderes de mercado e especialistas ao longo do tempo,
postando consistentemente conteúdo de alta qualidade.
7. "Parcerias" desonestas e acordos de embaixador
Já ouviu
falar dos embaixadores da marca? As marcas alcançam as pessoas que desejam
promover seus produtos e oferecem descontos em seus itens em troca de
publicidade nas redes sociais.
Isso não é
marketing de influenciador!
Os
influenciadores não pagam pelos itens que promovem. Eles exigem por suas taxas de serviços . Se uma pessoa
está comercializando um produto que realmente comprou com desconto, enquanto
age como uma parceria legítima, você pode estar lidando com falsos
influenciadores.