Um forte conteúdo visual na mídia social dá às pessoas um motivo para seguir, curtir, comentar e, eventualmente, comprar de você. Pode fazer ou quebrar sua estratégia.
A importância da criação de conteúdo visual para mídia social não pode ser subestimada.
Precisa de provas? Ao mudar sua aparência todos os dias, o Google cria um motivo para visitar sua página de destino e usar seu mecanismo de busca em detrimento de outros.
Um forte conteúdo visual nas redes sociais tem o mesmo efeito. Isso dá às pessoas um motivo para seguir, curtir, comentar e, eventualmente, comprar de você.
Precisa de mais provas?
- Postagens do LinkedIn com imagens têm uma taxa de comentários 98% maior , em média
- Tweets que incluem conteúdo visual têm três vezes mais chances de obter engajamento
- As postagens do Facebook com fotos recebem mais curtidas e comentários
Os recursos visuais tendem a deixar mais uma impressão também. Temos 65% mais probabilidade de nos lembrarmos de informações se elas incluírem uma imagem.
Então, você está pronto para intensificar sua criatividade? Vamos obter o visual.
12 dicas para criar conteúdo visual nas redes sociais
1. Torne os recursos visuais parte de sua estratégia de mídia social
Ótimos recursos visuais são tão bons quanto a estratégia social que os suporta. Seu criativo pode seguir as melhores práticas, mas sem propósito, narrativa, tempo e outros elementos estratégicos, você estará prestando um péssimo serviço ao seu departamento de arte.
Cada estratégia visual deve incluir:
- Pesquisa de público. Faça um histórico dos interesses do seu público e pense sobre que tipo de conteúdo visual eles gostariam de ver.
- Crie um quadro de humor. Adicione conteúdo, paletas de cores e outros recursos visuais que ajudarão a definir sua direção.
- Temas. Misture as coisas com temas ou pilares recorrentes. O feed do Instagram da Air France, por exemplo, inclui uma combinação de fotos do destino e do avião.
- Plataforma. Considere como você deve adaptar sua estratégia visual para cada canal social.
- Cronometragem. Certifique-se de postar imagens nas redes sociais nos horários de pico . Mas pense no quadro geral também. Você precisará de mais conteúdo visual em alguns feriados? O planejamento com antecedência ajudará você a gerenciar melhor seu orçamento e calendário de produção.
2. Conheça os princípios criativos
Aqui estão algumas práticas recomendadas básicas para a criação de imagens de mídia social:
- Tenha um assunto claro. Normalmente, é melhor ter um único ponto focal na imagem.
- Use luz natural. Se a sua imagem estiver muito escura, é mais difícil de ver. Mas também não exponha demais suas imagens.
- Certifique-se de que haja contraste suficiente. O contraste fornece equilíbrio, é mais fácil de ler, funciona melhor em ambientes preto e branco e é mais acessível .
- Escolha cores complementares. Familiarize-se com a roda de cores.
- Mantenha simples. Certifique-se de que seu visual seja fácil de entender.
- Não edite demais. Resista à tentação de pressionar todos os botões. Sutilmente é uma boa política quando se trata de filtros e recursos. Aumente a saturação com cuidado.
Aqui está uma cartilha sobre como tirar boas fotos do Instagram - mas as mesmas regras se aplicam a todos os tipos de fotos.
3. Aproveite as ferramentas e recursos gratuitos
Existem inúmeros recursos disponíveis:
- Polarr. O Polarr é um verdadeiro achado da internet porque permite fazer ajustes avançados em qualquer imagem de forma bem simples e intuitiva. ...
- Pixlr. ...
- Canva. ...
- Ribbet. ...
- Picmonkey. ...
- Fotor. ...
- GIMP
4. Compreender os direitos autorais da imagem
Obter imagens nem sempre é fácil - especialmente quando se trata de entender os direitos autorais. Mas é importante, especialmente porque há sérias consequências para o uso indevido.
Leia todas as letras pequenas ao usar fotos, modelos e ilustrações. Se algo não estiver claro, pergunte ao proprietário da imagem ou ao site para obter mais detalhes.
O mesmo vale para licenciamento e contratação. Ao redigir contratos com artistas, deve ficar claro onde você pretende usar o criativo, quem detém os direitos sobre ele, etc.
Quando for necessário (o que é frequente), certifique-se de dar crédito a quem o merece. Isso também é verdade se você planeja publicar novamente ou compartilhar conteúdo gerado pelo usuário.
5. Dimensione as imagens de acordo com as especificações
Um dos maiores crimes que você pode cometer ao compartilhar imagens nas redes sociais é usar o tamanho errado.
Imagens com proporção incorreta ou resoluções baixas podem ser esticadas, cortadas e distorcidas fora de proporção - tudo isso reflete mal em sua marca.
Sempre vise a mais alta qualidade de imagem. Isso inclui pixels e resolução.
Algumas dicas de dimensionamento de imagem de mídia social:
- Quer compartilhar uma foto horizontal em uma história? Crie um plano de fundo ou use um modelo para que não pareça pequeno e triste.
- As histórias e outros conteúdos verticais são exibidos de maneira diferente dependendo do dispositivo que está sendo usado.
- Não coloque nada importante nos 250-310 pixels superiores e inferiores.
- Visualize como o Instagram cortará uma foto vertical em sua grade, observando as miniaturas do filtro antes de publicar.
- Verifique suas análises para ver quais dispositivos seu público usa. Se houver uma tendência, dimensione de acordo.
Não ultrapassa os limites da grade com uma grande foto postada em vários quadrados. Lembre-se, se você fizer isso, postagens futuras podem bagunçar as coisas. A menos que você poste em grupos de três.
6. Adicione seu logotipo, quando apropriado
Se você planeja que seus visuais sejam compartilhados, pode ser uma boa ideia incluir um logotipo.
O Pinterest é um exemplo perfeito. Qualquer coisa fixada tem o potencial de ser repintada e, sem um logotipo, pode ser fácil esquecer de onde veio. Além disso, de acordo com o Pinterest, pins com marcas sutis tendem a ter um desempenho melhor do que aqueles sem.
Uma boa marca é perceptível, mas não intrusiva. Normalmente, isso significa colocar um pequeno logotipo em um canto ou no quadro externo do visual. Se a cor do seu logotipo se chocar ou tornar o visual muito agitado, opte por uma versão em tons de cinza ou neutra.
O contexto é tudo aqui. Nem todo post no Instagram pode precisar de um logotipo, por exemplo. Se o seu avatar do Twitter, LinkedIn ou Facebook for o seu logotipo, talvez você também não precise de um no banner de capa.
7. Adicione um pouco de animação
Com mais de 95 milhões de postagens compartilhadas no Instagram todos os dias, um pouco de animação pode ajudar muito a ajudar seu conteúdo a se destacar.
GIFs e vídeos são uma ótima maneira de adicionar movimento e narrativa ao seu visual. Eles podem variar de filmes IGTV de alta produção a animações fotográficas sutis.
8. Incluir descrições de texto alternativo
O conteúdo visual acessível nas redes sociais pode incluir:
- Descrições de texto alternativo. O texto alternativo permite que os deficientes visuais apreciem as imagens. Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram agora fornecem campos para descrições de imagens em texto alternativo.
- Legendas. Todos os vídeos sociais devem incluir legendas. Eles não são apenas cruciais para espectadores com deficiência auditiva, mas também ajudam em ambientes sem som. Além disso, as pessoas que assistem a vídeos com legendas têm maior probabilidade de se lembrar do que viram .
- Transcrições descritivas. Ao contrário das legendas, essas transcrições descrevem as imagens e sons importantes que não são falados ou são óbvios. Áudio descritivo e vídeo descrito ao vivo são outras opções.
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