RSS

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Maneiras fácies de contribuir com a natureza e ter uma vida mais saudável.

Contribuir para melhorar o mundo ou o ambiente que vivemos não é tão difícil assim. Podemos encontrar formas de vida mais sustentáveis e gratificantes e criarmos um verdadeiro sentimento de comunidade onde vivemos. Se torna também um colaborador do Planeta Sustentável. Você vai perceber que atitudes simples e positivas poderá valer muito. A seguir dicas importantes que podemos iniciar já com pequenos atos no qual poderá virar hábit.

Contribuir com a natureza




Desligue as luzes e seus eletrodomésticos. Conforme orientação da própria ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica - "Use a energia elétrica de forma inteligente".  A produção da eletricidade gera bilhões de toneladas métricas das emissões de dióxido de carbono por ano, um simples toque no seu interruptor é um bom começo.

 Coma mais alimentos a base de frutas e vegetais e tenha uma Alimentação Saudável. Uma dieta a base de carnes, contribui para a poluição. A criação de animais para a alimentação requer grandes quantidades de terra, alimentos, energia, água... Os subprodutos da agropecuária poluem nosso ar e vias navegáveis. Já os vegetais e frutas requerem de menos recursos e comer bem e de forma equilibrada é um dos melhores investimentos que pode fazer para a sua saúde.






Use produtos de limpeza mais ecológico. Seja um Eco-Clean, e renove a sua maneira de limpar. Existe várias empresas que já estão adaptando, em seus produtos, novas fórmulas do ecologicamente correto. Além de contribuir com o meio ambiente, ajuda para aqueles que são alérgicos ou tem reações adversar a produtos químicos.
reciclagem
 
Tirar proveito de itens a serem reutilizados e encontrar novos usos para coisas velhas também minimiza a poluição ambiental. Muitos varejistas oferecem na loja pontos de coleta para reciclagem de telefones, celulares, pilhas, etc... enquanto itens como roupas, brinquedos e computadores são ótimos para abrigos ou locais de missões de resgate. Através de doações, você contribui diretamente para a sua comunidade. Além de ajudar nossos amigos da coleta de lixo, a reciclagem desempenha um papel importante na proteção e conservação do meio ambiente, como: redução de energia, proteção de terras e redução de resíduos em aterros, natureza e meio ambiente mais limpo.




O Brasil é campeão mundial na reciclagem de latinhas. Fico feliz pela natureza, mas, sejamos bem realista, esse elevado índice é proveniente da nossa desigualdade social, pois, muitas famílias (conhecidas também como catadores) trabalham recolhendo latinhas como fonte de renda e não uma medida aplicada na política de desenvolvimento sustentável.
BUSQUE UM POSTO DE RECICLAGEM MAIS PERTO DE VOCÊ: http://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php

Passe mais tempo ao ar livre, curte a natureza, vá a um parque, faça viagens e alimente sua alma. Fuja do seu cotidiano e seja feliz.


jardins para pequenos espaços



Leve o verde pra perto de você. Faça um jardim. Se não tiver espaço para um jardim, faça um jardim vertical, tenha plantas em vasos, faça o hábito de ter flores na sua decoração. Qualquer lugar, por mais pequeno que seja, se torna grande quando trazemos a natureza pra perto de nós.
produtos de materiais reciclados
Adote prática sustentáveis e compre produtos de materiais reciclados. Veja aqui uma materia publicada pela Revista Auto Esporte da Globo de carro da linha verde, a Fioravanti TRIS, construído com materiais reciclados http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI62968-10142,00.html





Economize água. Seja mais rápido no banho. Use a água da máquina de lavar para limpar seu quintal, seu carro, as janelas, etc... Tenha uma cisterna ou reservatórios para reaproveitar a água da chuva. Instalar uma cisterna poderá "custear" no início, mas, depois a economia é bem significativa ao bolso. Hoje, muitas novas construções já utilizam este recurso. A água é um bem precioso que todos nós devemos conservar.






http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/conteudo_274171.shtml
http://casa-e-jardim.hagah.com.br/especial/rs/decoracao-rs/19,0,3219912,Saiba-como-reaproveitar-a-agua-da-chuva.html

Lixo orgânico



Utilize sobras de alimentos para começar uma compostagem. Primeiramente você separa tudo que é plástico, metal e vidro do seu lixo doméstico para reciclagem. Já as sobras do lixo orgânico, como papel, cascas de frutas e vegetais e restos, cascas de ovos limpas, borra de café, folhas de chá... é um suplemento muito importante para adubação das plantas e do seu jardim. É tão fácil (e menos fedorento) do que você imagina.







Bom...enfim...essas foram algumas idéias que podem contribuir com bem estar de todos, inclusive o nosso. Não temos que adotar o pensamento que se "fulano" não faz eu também não vou fazer. O princípio tem que partir de nós. Temos que melhorar sempre, e buscar qualidade de vida e bem estar. Qualidade de vida não deve ser confundida com o conceito padrão de vida, que é baseada na renda. A qualidade de vida é o nosso ambiente construído, saúde física e mental.

Abços
Juh Souzza
www.artverdi.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário